terça-feira, 28 de dezembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
Exploração do fruto - Castanha
Utilizámos os 3 sentidos - Visão, paladar e tacto, ou seja, as crianças viram, tocaram e provaram castanhas cruas e cozidas.
Pintámos castanhas com digichocolate, que fizemos com chocolate em pó, farinha e água. Primeiro, cheiramos, tocamos e provamos a farinha e chocolate e finalmente misturamos tudo com a água e ficou uma pasta muito cheirosa e saborosa.
Pintámos castanhas com digichocolate, que fizemos com chocolate em pó, farinha e água. Primeiro, cheiramos, tocamos e provamos a farinha e chocolate e finalmente misturamos tudo com a água e ficou uma pasta muito cheirosa e saborosa.
Etiquetas:
Conhecimento do Mundo,
Frutos,
Magusto
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Estimulação - Rodar
Com ajuda
Enquanto não aprende a virar-se sozinho, podemos ajudá-lo utilizando uma toalha.
Estique-a na horizontal, coloque o bebé em cima dela, de barriga para cima e segure a toalha pelos extremos perto do bebé de forma a que este se sinta seguro. De seguida, faça rodar o bebé sobre a toalha, puxando alternadamente um extremo e outro. Quando sentir que o bebé está pronto, estique um pouco mais de um lado até conseguir que este fique de barriga para baixo.
Rodar é fundamental para gatinha. Aprendem a controlar o seu corpo e fortalecem os músculos.
Etiquetas:
Berçário,
Expressão Motora
Mudança da hora afecta bebés
Na madrugada de 31 de Outubro o relógio irá atrasar uma hora, esta mudança afecta em particular os bebés, logo devemos ter isso em conta quando detectarmos uma maior irritabilidade por parte da criança.
Etiquetas:
Formação Pessoal e Social
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Relatório do Programa de Acolhimento Inicial
(Download Word)
Este é o relatório sobre o processo de integração e adaptação da criança que estou a utilizar na sala de 1/2 anos. Foi construído com base no impresso IMP03.IT03.PC02 do Manual de processos-chave - Creche da Segurança Social.
Após a tomada de conhecimento por parte do encarregado de educação, o relatório irá ficar arquivado no processo individual da criança.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Brincar na cozinha

- Abre, fecha. De encaixe, de rosca ... Muitos recipientes têm tampas e se se trata de uma rolha ou de um frasco com fecho de rosca, as crianças adoram abri-lo e fechá-lo vezes sem conta para investigar o seu mecanismo.
- Sons por descobrir... Uma garrafa de plástico cheia de arroz, grão ou ervilhas cruas transforma-se num fantástico chocalho no qual a criança descobre o ruído que produz.
- Ordenar por tamanho, cores e formas os mais variados utensílios da cozinha.
- Ácido, doce ou salgado: colocar umas gotinhas de limão ou uma pitada de açúcar ou de sal num copo com água para descobrir as diferenças entre ácido, doce e salgado.
- Despejar sólidos e liquidos de um recipiente para o outro, iniciar com legumes secos, como o grão e depois com arroz e finalmente com água.
Etiquetas:
Conhecimento do Mundo,
Sala 1/2 anos
Conselhos contra as birras
Diz-se que a idade das birras são os dois anos, mas a verdade é que podem começar antes e terminar muitíssimo depois. Tudo depende de como for a criança e de como os pais lidam com ela. Existem muitos métodos e todos têm o mesmo objectivo:
- Acalmar a criança;
- Não ceder perante as exigências da criança.
Sugestões:
- Manter a criança num local seguro para que não possa magoar-se a si e aos outros;
- Deixar que a criança se acalme sozinha;
- Não ceder, as birras diminuirão quando a criança vir que não consegue o que quer;
- Não vale a pena tentar explicar as suas razões durante a birra, aguarde que a criança se acalme;
- Manter a calma com a criança.
Etiquetas:
Formação Pessoal e Social,
Sala 1/2 anos
Subscrever:
Mensagens (Atom)